Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Programas » Especiais

Tudo isto é Fado

 

Tudo Isto é Fado” é uma série semanal dedicada ao fado - tradicional gênero poético-musical de expressão da “alma” portuguesa. Ao longo de 15 programas, o ouvinte terá à disposição um panorama geral dos principais nomes ligados ao fado no início do Século XXI, assim como das vozes históricas que estiveram na base da formação desta manifestação cultural.

Nos últimos 20 anos, o fado pôde vivenciar importantes acontecimentos que acabaram por revitalizá-lo e incluí-lo numa agenda de escala global. Dois episódios neste espaço de tempo acabam por destacar-se: a morte, em 6 de outubro de 1999, de Amália Rodrigues – aclamada por muitos como a Rainha do Fado; e a designação pela Unesco, em 27 de novembro de 2011, do Fado como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Estes dois eventos originaram uma série de homenagens à memória e à obra de Amália Rodrigues e também o lançamento de diversos trabalhos autorais, de novos e velhos fadistas, que contribuíram para a solidificação e a renovação do gênero. Paralelamente a isto, é criado em setembro de 1998, no bairro da Alfama em Lisboa, o Museu do Fado - espaço consagrado à memória do fado e da guitarra portuguesa. É sobre toda esta rica cena cultural lusitana que a série "Tudo isto é Fado" se debruça, a fim de aproximar o fado do público brasileiro. 

 

 

Início: 15 de dezembro de 2018, às 11h.

 

Esta série "Tudo isto é Fado" é dedicada a João Ferreira e a Maria Eugénia.

 


Criação, Pesquisa e Comentários


José Carlos Marques

Produção, Apresentação e Edição 


João Flávio Lima

Operação de Áudio 


Sylvestre Oliveira