Episódio 5: Desigualdade no acesso ao Ensino Superior

publicado em 15/06/2023

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas cobra a revogação imediata do Novo Ensino Médio e a "construção de uma comissão tripartite, que reúna sociedade civil, estudantes e governo para elaborar uma nova lei para regulamentar o ensino médio. De acordo com as entidades estudantis, escolas sem infraestrutura, falta de formação adequada dos professores e diminuição da carga horária de disciplinas tradicionais podem ampliar ainda mais a desigualdade no acesso ao ensino superior entre os alunos da rede pública e os da particular, como explica a presidente da UBES, Jade Beatriz. No novo ensino médio, cada colégio deve escolher, os itinerários formativos elaborados pela sua rede estadual, no mínimo duas opções para oferecer aos alunos (matemática e linguagens, por exemplo). Com isso, em vez de uma turma grande ter a mesma aula às 8h, como era antes, serão dois grupos menores (um que escolheu matemática, outro que preferiu linguagens). Isso exige que a escola tenha duas salas de aula disponíveis no horário.