Notícias » Boletim Informativo

Episódio 2: Impactos do NEM nas salas de aula da graduação

publicado em 12/06/2023

O Novo Ensino Médio está em vigor há dois anos e traz mudanças na grade curricular, oferta disciplinas optativas em todas as escolas do país, mas também é alvo de críticas por grupos que chegam a defender a sua revogação. Entidades afirmam que a legislação que instituiu o Novo Ensino Médio não foi discutida com todos os setores da educação. Desde o retorno presencial após a pandemia, o programa atravessa diferentes níveis de implementação, variando de estado para estado como explica Marcos Garcia Neira, pró-reitor adjunto de Graduação da USP. Até 2024, o dia letivo deve ter 7 horas, chegando a 1.400 horas/ano.O novo formato também visa formar o aluno em ao menos um curso técnico já nesta etapa educacional, a fim de adiantar a entrada no mercado de trabalho. Com as diretrizes do novo ensino médio também exige adaptação dos docentes na universidade.