Notícias » Guia Profissões 2023

Engenharia Ambiental - Unesp de Presidente Prudente, Rio Claro e S. J. Campos

publicado em 13/01/2023

ENGENHARIA AMBIENTAL

Viabilizar a prosperidade econômica, a qualidade do ambiente e bem-estar social é um dos focos do engenheiro ambiental na atuação em áreas agrícolas ou urbanas. Profissionais atuam ainda no gerenciamento de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, entre outras áreas.

O curso oferecido pela Unesp em Presidente Prudente dispõe de laboratórios didáticos para as atividades práticas de disciplinas de química, física, biologia, ciências da computação, sistema de informação geográfica, topografia, sensoriamento remoto, entre outros.

No curso oferecido pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas, campus de Rio Claro, há trabalhos de campo para estudo e coleta de materiais (rocha, solo, água, vegetação etc.) e visitas técnicas a órgãos e empresas públicas e privadas. Outro diferencial do curso é um programa de dupla diplomação denominado PARISTECH, resultado de cooperação entre a Unesp e a Universidade de Paris. O IGCE criou recentemente uma Agência de Inovação.

O curso na Unesp em São José dos Campos, possui um dos maiores parques tecnológicos da América Latina. Em Sorocaba, discentes são estimulados a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias.