Notícias » Guia Profissões 2023

Filosofia - Unesp de Marília

publicado em 13/01/2023

FILOSOFIA

Filosofia é uma área de investigação que interessa à busca do conhecimento do mundo ou de si mesmo tem o privilégio de estruturar, sistematizar, inter-relacionar o saber, a ciência, a arte e a cultura em geral.

O curso é oferecido pela Unesp de Marília. Recentemente, a Filosofia voltou a ser obrigatória no ensino médio e há enorme carência de pesquisadores e licenciados em Filosofia. No ciclo superior, há carências de bacharéis nas universidades para lecionar a própria disciplina de Filosofia como áreas afins como ciência cognitiva, filosofia da tecnologia, história da arte, entre muitos outros.

Dentre as possibilidades de atuação profissional, além da docência e da pesquisa, o ensino da Filosofia visa produzir livres-pensadores habilitados a refletir criticamente sobre as contradições do mundo atual, em escolas de educação básica, em órgãos de divulgação e discussão do conhecimento, em centros de pesquisa, na assessoria ética, conceitual, em partidos políticos, entre outros.