Notícias » Boletim Informativo

Ensino hospitalar: como professores lidam com alunos com diagnóstico precoce de câncer

publicado em 07/12/2022

Quem recebe o diagnóstico de câncer tem um desafio pela frente, ainda mais quando precisa manter a rotina escolar. Uma pesquisa da Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru busca identificar os desafios pedagógicos dos professores que atuam dando aulas para pacientes com câncer, como destaca a mestranda Isabela de Oliveira Crivellari. Um levantamento feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) revela que houve uma evolução na taxa de matrículas em hospitais no país entre 2013 e 2017. O último registro feito em 2017 revela que existem 20 mil e 600 matrículas nas classes hospitalares em um total de quase 54 milhões de inscritos em todos os níveis: educação infantil, ensino médio e técnico, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Política Nacional de Educação Especial define classe hospitalar como ambiente hospitalar que possibilita o atendimento educacional de crianças e jovens internados.