Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Boletim Informativo

A pandemia está remodelando a forma como nos relacionamos com o mundo, com os outros e com nós mesmos

publicado em 21/05/2020

BOLETIM Isolamento/ anseio por mudanças

O vírus originado no interior da China abalou o planeta e colocou a população em quarentena. Desde 11 de março, a OMS declarou pandemia do novo coronavírus. Enfrentamos uma das maiores crises da história recente da humanidade. Estamos vivendo o colapso dos sistemas de saúde, a fragmentação das lideranças políticas, um novo modo de ensino, a valorização do trabalho remoto em detrimento do convívio social. A pandemia está remodelando a forma como nos relacionamos com o mundo, com os outros e com nós mesmos.

O Prof. Eli Vagner, especialista em filosofia e cultura contemporânea da Unesp em Bauru, comenta sobre essas mudanças e fala sobre a influência dos governantes na tomada de decisões de toda uma nação.

GRAVAÇÃO

A pandemia deixou milhares de famílias em luto pela perda de seus entes queridos, revelou a desigualdade social, mas também deixou evidente a importância de buscarmos aquilo que é essencial, manter a empatia e a solidariedade. Estamos vivendo um novo cenário no mundo do trabalho, do consumo, da educação – transformações que talvez foram aceleradas pela pandemia.

GRAVAÇÃO