Alunos do curso de Medicina da Unesp capacitam profissionais de saúde com treinamento para emergências

publicado em 19/03/2024

Você sabe o que fazer se uma pessoa estiver em situação de parada cardiorrespiratória? A capacidade de intervir rapidamente usando as manobras adequadas pode representar a diferença entre a vida e a morte. Esse é o objetivo do projeto de Extensão Universitária “Suporte Básico de Vida na Comunidade”, desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu como destaca Cristiano Martins Beserra, estudante do 5° ano de Medicina, Coordenador discente do Projeto.

Alunos do 5º ano de Medicina vão ministrar um treinamento para profissionais da saúde da Rede de Reabilitação Lucy Montoro em Botucatu, na quinta, 21 de março como explica a Professora Joelma Gonçalves Martin, docente do Departamento de Pediatria da FMB e coordenadora do projeto.

A enfermeira do Lucy Montoro, Caroline Aparecida Cruz, comenta sobre a importância do treinamento para aplicação adequada de protocolos em casos de engasgo e de parada cardiorrespiratória, que pode acontecer por diversas fatalidades como quedas de altura elevada, afogamentos em piscinas ou em baldes, acidentes automobilísticos, entre outros.

O Brasil melhorou os indicadores de mortalidade por infarto reduzindo, em média, 21%, nas duas últimas décadas. Os dados são do levantamento do Global Health Data Exchange e o IVS do Atlas da Vulnerabilidade Social, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Por isso, é importante o investimento na área de educação em saúde e em manejos de condições graves.