Notícias » Boletim Informativo

Alunos desenvolvem dispositivo que auxilia pets com deficiência visual

publicado em 21/03/2023

Alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, desenvolveram o projeto Pet-V, um colete com um dispositivo que mede a distância entre o animal e um possível obstáculo, como uma parede, por exemplo. O colete ajuda animais de estimação que têm alguma deficiência visual, porque o acessório tem um sensor de distância na parte frontal, em formato de arco, que fica posicionado na frente da cabeça do animal, ajudando na proteção do bichinho e ainda aciona um sensor de vibração como explica Ana Carolina Soares.

O Pet-V é um dos finalistas da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), evento anual que reúne projetos de alunos das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Humberto Augusto Zanetti, professor e orientador do grupo, fala sobre a expectativa desse trabalho. A próxima etapa do trabalho é implementar um sensor GPS junto de um aplicativo, que permitirá acessar a localização do pet.