Mulheres são maioria entre estudantes universitários

publicado em 09/03/2023

Por que o número de mulheres na ciência é pequeno? Um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira descobriu que quase 59% dos estudantes universitários do país são mulheres. Quando o recorte é na área de exatas, o número de mulheres matriculadas cai para 41%. Nesta semana em que se comemora o dia internacional da mulher, a ministra da saúde, Nísia Trindade, comentou sobre os desafios da mulher no cenário atual. Como meta para o desenvolvimento sustentável, a Assembleia Geral da ONU definiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, buscando incentivar o acesso e a participação feminina de forma igualitária. Mas ainda assim, apenas 30% das estudantes que ingressam na universidade escolhem carreiras relacionadas ao STEM – sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A ministra da saúde comentou na abertura do evento da SPBC sobre a participação feminina na gestão da saúde. A live na íntegra sobre mulheres e meninas na ciência está disponível no canal do YouTube da SBPC.