Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Giro Unesp de Notícias

Giro Unesp

publicado em 27/02/2023

O primeiro encontro do Clube do Livro Sci-SAIFR será realizado no dia 2 de março, às 19h, com a obra Astro-antropo-lógicas, de Alan Alves Brito (UFRGS), que também vai conduzir a discussão durante o encontro.  A atividade é gratuita e realizada via Zoom. Neste clube, os cientistas convidados escolhem um livro para debater campos da física que perpassam as narrativas, promovendo um encontro entre ciência e literatura. Alan Alves Brito, é astrofísico e diretor do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 2017. Informações em http://outreach.ictp-saifr.org/clube-do-livro/ ou em Acontece Unesp no site da universidade. 

 

O Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da Unesp em Tupã recebe o físico Marcelo Gleiser para ministrar a aula magna para os ingressantes de 2023, que será no dia 09 de março, às 10h, no auditório da Faculdade de Ciências e Engenharia. A aula será transmitida também pelo Canal do PGAD no Youtube. O tema da aula “A Humanidade e o planeta no século 21: Um novo paradigma” está alinhado com as linhas de pesquisa voltadas às questões ambientais e ao papel do cientista para a preservação do planeta. Gleiser é graduado pela PUC-RJ, é um físico teórico especializado em cosmologia e física de altas energias; é professor e pesquisador desde 1991, em Dartmouth College. Durante a pandemia, Marcelo Gleiser lançou o curso Física para Poetas, assistido por mais de 200 mil pessoas pelo Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=BpBJLbbpR3w e é um dos grandes exemplos de divulgação científica.

 

A Unesp em Marília recebe inscrições para o primeiro simpósio do programa de pós-graduação em fonoaudiologia que começa às 14h de 16 de março. A programação conta com palestras sobre os seguintes temas: "Aplicação de Agentes Eletrofísicos na Fonoaudiologia", "Desafios da Comunicação Científica na Pós-Graduação", "Impulsionando a carreira profissional: limites, avanços e desafios", entre outros assuntos. O investimento é de R$ 50 e o simpósio é voltado a alunos de Graduação, Pós-graduação e profissionais da área. Mais detalhes em www.marilia.unesp.br ou https://fundeb.org.br/eventos_cursos/index.php