Notícias » Giro Unesp de Notícias

Giro Unesp

publicado em 04/04/2022

O Instituto de Biociências da Unesp em Botucatu realiza o projeto NUATRA - Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares na Infância e na Adolescência. Trata-se de um ambulatório de especialidade que vai realizar o atendimento especializado e gratuito para 13 municípios incluídos no Polo Cuesta, a partir de abril deste ano. O projeto é coordenado pela professora Luiza Cristina Dias, docente do Departamento de Ciências Humanas e Ciências do IBB. A equipe multiprofissional vai contribuir na assistência pública a pacientes portadores de transtorno alimentar como anorexia, bulimia e transtorno da compulsão. o projeto é pioneiro na assistência do público infantil e jovem e também atua na formação de profissionais, alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde mental. Informações em www.ibb.unesp.br

Pesquisadores do Instituto de Química da Unesp em Araraquara desenvolveram um novo método capaz de identificar adulterações em amostras de gasolina, etanol e de bebidas alcoólicas destiladas, como cachaça, vodka e whisky. A técnica é mais simples, barata, rápida e eficiente comparada com a metodologia atual e ainda dispensa mão-de-obra especializada e necessidade de laboratórios, já que todo o processo pode ser realizado em campo como explica Larissa Modesto, mestranda . A técnica foi criada para avaliar se determinado produto possui quantidades excessivas de metanol. A adição do composto químico na gasolina e no etanol, por exemplo, é uma das fraudes que vem chamando a atenção das autoridades nos últimos anos. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a quantidade máxima permitida de metanol é de 0,5%. O método foi patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com apoio da Agência Unesp de Inovação.