Professora brasileira de ensino bilíngue em libras e português está entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize

publicado em 17/11/2020

Desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é reconhecida como a segunda língua oficial do brasil. Um levantamento de 2010 do IBGE, mostrou que mais de 9 milhões de brasileiros são surdos ou têm deficiência auditiva.

Apesar de ser um dos idiomas oficiais do país, a Libras está longe de ser tão popular quanto a Língua Portuguesa. Para, pelo menos, 2 milhões de pessoas que não conseguem ouvir som algum, estabelecer a comunicação em qualquer situação do cotidiano pode ser um desafio.

Para as crianças em alfabetização, este processo é ainda mais complicado. São raras as escolas públicas brasileiras que estão aptas a receber e educar alunos com deficiência auditiva.

E é com o objetivo de melhorar esta realidade que uma professora da Escola Municipal Júlio Mesquita Filho em Campinas, no estado de São Paulo, desenvolve um trabalho de alfabetização bilíngue para turmas mistas do ensino fundamental.

A professora Doani Emanuela Bertan é a idealizadora do canal Sala8, no YouTube. Por lá, ela disponibiliza diversas videoaulas educativas em Libras. Os conteúdos trabalhados são relacionados com a grade curricular do ensino fundamental.

Este trabalho possibilitou a integração entre os alunos ouvintes e surdos aos quais ela dá aula. A professora Doani explica como as atividades são desenvolvidas.

Doani Bertan: “A questão do aprendizado, da construção, da aquisição da língua portuguesa, ela é diferente da forma como se ensina a criança ouvinte. Enquanto a criança ouvinte, as professoras ensinam trazendo a questão da oralidade, do som das palavras, no caso dos surdos não é assim. No caso dos surdos é a visualidade da palavra toda e também o conceito. Então, vamos supor, um exemplo bem clássico: eu apresento a palavra maçã, ela toda, nada de sílabas, e apresento o visual, que é o desenho da maçã ou até mesmo apresentar a própria maçã. Então, o português, ele vem sempre depois da Libras. A Libras ela é o principal, no caso do aluno surdo. E e aí sim, a gente constrói a gramática. Primeiro a gente respeita a gramática da Libras, só nas aulas de português é que a gente vai ter essa gramática do português. Então, a gente entende que sendo o português uma segunda língua, ela é ensinada de modo, de segunda língua e não de primeira”.

O trabalho com o canal veio por conta da falta de adaptação do material didático utilizado durante o processo educativo. A partir da necessidade, a professora Doani passou a elaborar os conteúdos do Sala8.

Doani Bertan: “Então, eu falei, poxa, vou eu construir esse material bilíngue, disponibilizar para que meu aluno tenha autonomia de estudo e também flexibilidade no seu horário, no ambiente que ele estiver. Ele vai poder acessar aquela videoaula e vai poder relembrar o conteúdo trabalhado na sala de aula e aí, assim, realizar a atividade”.

E o esforço foi recompensado! A professora Doani Bertan é uma das dez finalistas do Global Teacher Prize 2020, um prêmio internacional que reúne professores do mundo todo para valorizar trabalhos excepcionais feitos na área da educação.

Para ela, a valorização da diversidade é essencial na construção de um futuro mais acessível para a pessoa com deficiência auditiva.

Doani Bertan: “Infelizmente a sociedade ainda busca um padrão de normalidade, o que pra mim é um equívoco. A diversidade existe e que bom que ela existe. Quanto à acessibilidade, eu penso que alguns fatores atrapalham a sociedade ser um pouco mais acessível. Um fator que, que me chama muita atenção é a pouca representatividade. São pessoas que não têm deficiências tomando decisões por aquelas que têm deficiência e as pessoas que têm deficiência não são consultadas. Eu vejo isso muito na área educacional. As pessoas que não têm deficiência, decidindo o que é melhor e a própria pessoa mesmo não tem o seu direito de escolha. E claro, considerar também opinião de familiares. Como professora eu falo muito isso, eu não sou professora de laudos, eu sou professora de sujeitos. Eles têm a identidade deles, a cultura deles e a sua expressão máxima cultural é a Libras”.

Se ela for escolhida como a vencedora do Global Teacher Prize 2020, a professora Doani vai receber um prêmio de US$1 milhão. Ela conta qual é a perspectiva para o futuro do Sala8.

Doani Bertan: “Eu pretendo ampliar e aprofundar o Sala8. Hoje, o Sala8, ele contempla, basicamente, os anos iniciais, primeiro a quinto ano. As vídeo atividades contemplam esse nicho. No entanto, eu gostaria de poder ampliar. Que fosse até o final do ensino médio. E que ali nós tivéssemos todas as disciplinas, mas também oferecer, agora em especial ao público surdo, que me pedem muito, inclusive, a língua americana de sinais. Então, videoaulas ensinando a língua americana de sinais. Além disso, eu gostaria também de trazer o protagonismo para os alunos. Então, que nós pudéssemos oferecer a eles cursos profissionalizantes de edição de vídeos, gravações, de postura diante de câmera, para que os alunos pudessem editar os vídeos, estar diante da câmera, gravando aquela aula para os outros amigos. E nós, professores, ficássemos ali, na roteirização, pra auxiliar, mas que o Sala8 fosse construído pelos alunos”.

O resultado do prêmio vai ser divulgado no dia 03 de dezembro.

Você pode acompanhar o trabalho da professora Doani no YouTube. O link é https://www.youtube.com/channel/UCtlGkfOCk5Wc1IhU9W5h05A.