A maconha para uso medicinal continua no centro do debate

publicado em 29/06/2020

MACONHA (08/07)

A maconha para uso medicinal continua no centro do debate. Estudiosos da cannabis do Brasil e do Canadáanalisam um projeto de lei para regulamentar a venda de remédios formulados com cannabis sativa. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma resolução válida por três anos que liberou o registro de medicamentos à base de cannabis. Paulo César Trevisol Bittencourt, do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina comenta que são alguns princípios ativos da maconha que são considerados medicinais.

GR

Alguns princípios ativos da maconha como o CBD e o THC contribuem para o tratamento de bebês e crianças com crises com convulsivas, pacientes submetidos à quimioterapia, pessoas que sofrem com dores crônicas até idosos diagnosticados com mal de Alzheimer. Matheus Felipe de Castro, docente do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, defende que é preciso desvincular o uso da maconha com o tráfico de drogas, até porque o uso é feito de uma forma adversa.

GR

A entrevista foi feita pela Universidade Federal de Santa Catarina.