Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Boletim Informativo

As medidas de isolamento afetam os hábitos dos brasileiros, inclusive no aumento de consumo de substâncias psicoativas

publicado em 25/06/2020

PSICOATIVOS JOVENS

As medidas de isolamento afetam os hábitos dos brasileiros, inclusive no aumento de consumo de substâncias psicoativas. Estudo inédito aponta que 38,4% das pessoas em quarentena relataram aumento no consumo de drogas, legalizadas ou não. O levantamento foi feito pelo Centro de Convivência É de Lei, com apoio do Grupo de Pesquisas em Toxicologia e do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos, ambos da UNICAMP.

O psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da USP Guilherme Polanczyk explicou as diversas maneiras pelas quais a pandemia atinge a saúde mental e quais as consequências agudas e a longo prazo.

GR

A pesquisa também mostra que alguns entrevistados entraram na pandemia sem dependência mas vão sair da quarentena dependentes de psicoativos como, por exemplo, as drogas funcionais (chás com efeito calmante, café, cigarro, sedativos), bebidas alcóolicas, entre outros. O estudo revela que mais da metade deles acredita que o uso dessas substâncias ajudou a lidar com a quarentena. Para 43% dos entrevistados, o uso dessas substâncias acontece inclusive durante atividades de trabalho e sob situações de estresse.

 GR