Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Boletim Informativo

Mais de 7,5 milhões brasileiros com carteira assinada já tiveram redução de salário ou contrato suspenso

publicado em 21/05/2020

BOLETIM REDUÇÃO SALARIOS

 

Mais de 7,5 milhões brasileiros com carteira assinada já tiveram redução de salário ou contrato suspenso, e entraram no programa do governo federal que paga uma complementação financeira equivalente ao valor mensal do seguro-desemprego em caso de demissão, ou a uma parte dele.

 

Elton Eustáquio Casagrande, do depto de Economia e pós-graduação de Administração da Unesp de Jaboticabal, comenta sobre essa redução da jornada de trabalho e da diminuição da renda dos trabalhadores, apesar da garantia de manutenção provisória do emprego. 

 

GRAVAÇÃO

 

Em razão da pandemia, o governo autorizou redução de jornada e salário de 25%, 50% ou de 70% por um prazo máximo de 90 dias. A medida também permite a suspensão total do contrato de trabalho por até dois meses. Dos acordos fechados até 12 de maio, embora o governo não tenha divulgado detalhamento dos acordos por faixa salarial e setores da economia, a média de benefício abaixo de R$ 750 sinaliza que a maior parte dos trabalhadores impactados estejam nas faixas salariais de até 2 salários mínimos.

 

GRAVAÇÃO

 

Ao anunciar o programa, o Ministério da Economia projetou um aumento de 3,2 milhões no número de demissões no país contra um total de 12 milhões sem a medida.