Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Entrevistas

Coronel Rogério Gago, coord. da Defesa Civil de Bauru, orienta população sobre a Operação Verão com práticas preventivas

publicado em 30/12/2019

Dicas da Defesa Civil para o período chuvoso 2019/2020

A estação do verão se aproxima e com ela chegam as fortes chuvas, acompanhadas por raios e vendavais, o que tem causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das enxurradas, inundações e ventos, que provocam mortes, destruição e consideráveis danos. Assim sendo, com o objetivo de preservar vidas, o patrimônio e o meio ambiente, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil alerta para alguns cuidados básicos importantes.

Nesta época as equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, da medição dos volumes pluviométricos e vistorias técnicas de campo em áreas de risco. O objetivo é otimizar os recursos existentes para eliminar situações de perigo, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes de Defesa Civil dos municípios e a própria comunidade.

Em Bauru, são intensificadas ações preventivas, de preparação, resposta e recuperativas, visando evitar ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que os eventos mais comuns do período são: enxurradas, inundações, alagamentos, vítimas de raios, vítimas de vendavais e granizo, além dos prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento, saúde e atendimento social).

Imagens