Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Entrevistas

Unesp apresenta 5 propostas inovadoras para o reuso do cigarro, fruto de apreensões da Receita Federal.

publicado em 13/06/2019

Unesp apresenta 5 propostas inovadoras para o reuso do cigarro, fruto de apreensões da Receita Federal.

Uma parceria entre Receita Federal e a Unesp deu uma destinação inovadora para a reutilização dos cigarros apreendidos. Hoje, vamos conhecer 5 propostas inovadoras para o mercado a partir de pesquisas dos docentes da Unesp.

A Profa. Cristiane Inácio de Campos, do Laboratório de Paineis e Laboratório de Materiais do Campus Experimental de Itapeva - Curso de Engenharia Industrial Madeireira, coordenou a análise de desempenho físico-mecânico de painéis particulados produzidos com adição de resíduos de cigarros e resina à base de óleo de mamona.

GR

Essa pesquisa é fruto do edital Acelerador Tecnológico, uma parceria entre a Agência Unesp de Inovação e Pró-reitoria de Pesquisa. O objetivo era financiar pesquisas aplicadas e soluções inovadoras por docentes e pesquisadores da Unesp que permitam o reuso do resíduo sólido cigarros. Outra pesquisa vencedora foi a dos professores Alcides Lopes Leão e Ivana Cesarino explicam como foi feito o estudo exploratório para a reciclagem de resíduos de cigarro para produção de compostos sustentáveis com maior valor agregado. A pesquisa é do Laboratório de Microbiologia do residual da Unesp em Botucatu.

GR

O desafio do reuso do tabaco surge de uma problemática apresentada pela Receita Federal para a Unesp. Anualmente a Receita Federal, órgão subordinado ao Ministério da Fazenda, realiza apreensões de toneladas de cigarros comercializados ilegalmente. Este produto não encontra recolocação no mercado nacional e invariavelmente é levado à incineração causando impacto ambiental e uso de recursos públicos.

Por isso, a Unesp também apresentou outra solução inovadora associado a resíduos agroindustriais para a produção de mudas de eucalipto. A pesquisa foi coordenada pelo Prof. Paulo Renato Matos Lopes da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp em Dracena junto à Cooperativa dos Produtores da cidade.

GR

A Profa. Danielle Goveia da Unesp em Itapeva também apresentou outra solução para o reuso do tabaco transformando os resíduos em adubo, conhecido como biochar.

GR

No Departamento de Química, na Faculdade de Ciências da Unesp em Bauru, o Prof. Gilbert Bannach reutilizou o tabaco para obter hidrogeis sintetizados por irradiação de microondas.

Imagens