Agora
-
-
Unesp FM ao vivo

Notícias » Boletim Informativo

Unesp FM inova com informações climáticas em RDS

publicado em 23/02/2016

A maioria das emissoras de rádio FM possuem em seus transmissores o sistema RDS (Sistema de Transmissão de Dados), que disponibiliza no display dos aparelhos de rádio as informações sobre o prefixo da emissora, a programação e a até o nome da música que é veiculada naquele momento. Isto é bastante comum, mas a Rádio UNESP FM inovou.

Em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas - IPMet, da Faculdade de Ciências do campus da UNESP em Bauru, a emissora oferece no RDS as informações climáticas, com dados sobre temperatura, umidade relativa do ar, previsão do tempo, velocidade dos ventos, entre outros dados.

O software que permite a inclusão das informações no sistema RDS foi desenvolvido pelo técnico do IPMet,  Demilson de Assis Quintão. Ele explica que as informações são atualizadas a cada 5 minutos e que está aperfeiçoando o sistema para incluir dados de alerta para quando houver previsão de tempestades.

A proposta de inclusão dos dados partiu do técnico do IPMet, e a equipe da UNESP FM imediatamente iniciou os testes. “Vimos no sistema RDS mais uma ferramenta para a prestação de serviços à comunidade, que é um dos principais objetivos de uma emissora de caráter cultural e educativo”, afirmou Cleide Portes, Diretora da Rádio UNESP FM de 2010 a 2017.

Para ter acesso aos dados, o ouvinte deverá ter um receptor FM – aparelho de rádio – com o sistema RDS.

A UNESP FM pode ser ouvida em 105,7 MHZ ou pelo site www.radio.unesp.br.